Quando forem ao Portugal profundo

Sempre achei curioso encontrar tantos modelos de fabrico português ainda a andar, atados com cordas e cheios de ferrugem, mas continuando a cumprir  o seu papel como meio de transporte de quem não pode adquirir veículo mais recente. Normalmente são idosos, que encontram nessas Famel, EFS, Casal e outras marcas a forma de se movimentarem ou mesmo de carregarem material, neste caso usando triciclos motorizados, como se recuássemos aos anos 50 quando os veículos de tracção animal começaram gradualmente a ser substituídos.
Como refere Aquilino Ribeiro, as motocicletas e camionetas vieram transformar a vida nas aldeias, tornando um pouco menos penosa a miséria do "ganha pão".
Com a abertura ao comércio externo que o 25 de Abril trouxe, as fábricas portuguesas não se aguentaram e em 1995 fechou a Famel, último bastião duma industria que não soube  e não teve os apoios necessários para se manter, pesem embora todas as lutas dos seus trabalhadores.
Foto retirada de portugalnoseumelhor.com
CLICAR NAS FOTOS PARA ACEDER A TODO O CONTEÚDO DO BLOG

When the doors of perception are cleansed, man will see things as they truly are, infinite”

When the doors of perception are cleansed, man will see things as they truly are, infinite”
Siga William Blake: entre e escreva o que lhe vier à cabeça (um conto, uma historia, um verso, experiência pessoal, o que quiser) desde que tenha a ver com os temas do orientacoes8. Envie o texto para orientacoes@sapo.pt