sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

100 ANOS DEPOIS: O prazer do primeiro restauro ou "EFS, a motorizada que venceu e convenceu"

Recuperei este texto sobre a EFS, uma vez que em estamos em plena comemoração dos 100 anos da fundação, em Águeda, da empresa EFS, como unidade de produção de acessórios para ciclismo. Esta iniciativa partiu do blog Rodas de Viriato, sem dúvida um dos mais importantes e interessantes difusores do "mundo nacional sobre rodas"!
Vale a pena acompanhar o que está programado, acedendo a rodasdeviriato.blogspot.com/, e todas as sugestões serão bem vindas:

A ideia inicial
Recordar os 50 anos da EFS 
Desenvolvimentos I
EFS na competição - Motocross
EFS 301 m militar
Distíco 100 anos EFS - Grátis!
Selo dos CTT c/ Motoesa EFS Mini Puch
Ajuntamento Motoesa EFS Mini Puch


Por mim, vou preparando a minha 301m (que continua a passear por Lisboa) para a já programada passagem pela Ponte 25 de Abril!!!





Antes do restauro



O emblema em breve será colocado

Finalmente recebi a EFS 301m com motor Casal de 4 velocidades, primeira motorizada portuguesa que restaurei... ou melhor, que foi restaurada na Oficina de Aires Cardoso Salvador, nas Portas de Benfica, em Lisboa. Demorou algum tempo, mas confesso que fiquei contente, não apenas pela qualidade do trabalho mas principalmente pela alegria que senti ao proporcionar que mais um clássico português não se perca. A minha ideia é andar com a EFS, não me interessa guarda-la como num museu. Ela merece voltar a correr as ruas de Lisboa, voltar a respirar.
Como é sabido a EFS surgiu em 1911, em Águeda, como fábrica de acessórios para ciclismo. Mais tarde, por volta de 1939, a chamada "Raleigt portuguesa" iniciou o fabrico de bicicletas, chegando a ser utilizada, segundo fui informado, pelo grande campeão português da Figueira da Fóz Alves Barbosa, vencedor de várias Voltas a Portugal em Bicicleta e um 10.º lugar na Volta à França Tour.
Tour de France

Alves Barbosa e sua EFS (?)
Aluguer de bicicletas por baixo piscina  Grande Hotel Figueira da Foz


Em 1952 começaram a acoplar motores aos seus modelos, seguindo a moda dos célebres Cucciolo e fazendo frente às célebres Velosolex.
Mas foi na década de 60, com a motorizada 220m, que surgiu o slogan "a motorizada que venceu e convenceu", tendo a 301m surgido por volta de 1978.

Catálogo original
(retirado do blog Rodas de Viriato, a quem agradeço)
Uma característica dos fabricantes de motorizadas da altura, sendo a EFS um exemplo bem marcante, foi o  de utilizarem motores variados, consoante os acordos que faziam com as diversas marcas: Casal, Zundapp, Sachs, Puch, Kreidler e mesmo Minarelli.
Interessante é também o desenho do emblema da EFS - bem como de todas as casas que montavam ou vendiam as motorizadas EFS, onde aplicavam a respectiva marca, como é o caso desta EFS301m, com a designação RenaMotor, loja/armazém de Sangalhos - que tudo indica ter sido cópia (acordo?) do utilizado nos anos 60 pela BSA.
Há EFS com emblemas semelhantes com marcas como  Dunia, ML, Vanguard, Motobil, Montera, etc.





Já deu 100km hora!!!!!!!!!

7 comentários:

  1. boas, comprei recentemente uma EFS GT Super (motor Zundapp)o emblema diz Rally 2000...
    alguém me explica o que significa??? e que não sou muito entendido nesta matéria...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas caro amigo. Será que não é Raly 2000 em vez de Rally 2000. Eu também gostava de saber o que significa. Obrigado a quem saiba alguma pista

      Eliminar
  2. boas, penso que o emblema não é daí, pois esse modelo é de uma Vespa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.

      Obrigado pela divulgação!
      Atenção que a travessia da ponte 25 de Abril terá de ser para máquinas com motor de 125 cc ou superior.
      Tudo o que for fabrico ou montagem nacional com 125 cc ou mais, pode juntar-se à festa.

      Cumprimentos

      JB

      Eliminar
  3. tenho uma efs 301M esta a andar lindamente mas precisa de um restauro para demonstrar toda a sua beleza gostaria de saber quanto e que ficaria pintar e cromar a mota...ela custou-me 200Euros nao cria exeder mt essa quantia

    ResponderEliminar
  4. Boas amigos.
    Alguém tem o esquema eléctrico da zundapp 4 turbina EFS?

    ResponderEliminar
  5. Boas amigos.
    Alguém tem o esquema eléctrico da zundapp 4 turbina EFS?

    ResponderEliminar

CLICAR NAS FOTOS PARA ACEDER A TODO O CONTEÚDO DO BLOG

When the doors of perception are cleansed, man will see things as they truly are, infinite”

When the doors of perception are cleansed, man will see things as they truly are, infinite”
Siga William Blake: entre e escreva o que lhe vier à cabeça (um conto, uma historia, um verso, experiência pessoal, o que quiser) desde que tenha a ver com os temas do orientacoes8. Envie o texto para orientacoes@sapo.pt