Vale a pena acompanhar o que está programado, acedendo a rodasdeviriato.blogspot.com/, e todas as sugestões serão bem vindas:
- A ideia inicial
- Recordar os 50 anos da EFS
- Desenvolvimentos I
- EFS na competição - Motocross
- EFS 301 m militar
- Distíco 100 anos EFS - Grátis!
- Selo dos CTT c/ Motoesa EFS Mini Puch
- Ajuntamento Motoesa EFS Mini Puch
Por mim, vou preparando a minha 301m (que continua a passear por Lisboa) para a já programada passagem pela Ponte 25 de Abril!!!
Antes do restauro |
O emblema em breve será colocado |
Finalmente recebi a EFS 301m com motor Casal de 4 velocidades, primeira motorizada portuguesa que restaurei... ou melhor, que foi restaurada na Oficina de Aires Cardoso Salvador, nas Portas de Benfica, em Lisboa. Demorou algum tempo, mas confesso que fiquei contente, não apenas pela qualidade do trabalho mas principalmente pela alegria que senti ao proporcionar que mais um clássico português não se perca. A minha ideia é andar com a EFS, não me interessa guarda-la como num museu. Ela merece voltar a correr as ruas de Lisboa, voltar a respirar.
Como é sabido a EFS surgiu em 1911, em Águeda, como fábrica de acessórios para ciclismo. Mais tarde, por volta de 1939, a chamada "Raleigt portuguesa" iniciou o fabrico de bicicletas, chegando a ser utilizada, segundo fui informado, pelo grande campeão português da Figueira da Fóz Alves Barbosa, vencedor de várias Voltas a Portugal em Bicicleta e um 10.º lugar na Volta à França Tour.
Alves Barbosa e sua EFS (?) |
Aluguer de bicicletas por baixo piscina Grande Hotel Figueira da Foz |
Em 1952 começaram a acoplar motores aos seus modelos, seguindo a moda dos célebres Cucciolo e fazendo frente às célebres Velosolex.
Mas foi na década de 60, com a motorizada 220m, que surgiu o slogan "a motorizada que venceu e convenceu", tendo a 301m surgido por volta de 1978.
Uma característica dos fabricantes de motorizadas da altura, sendo a EFS um exemplo bem marcante, foi o de utilizarem motores variados, consoante os acordos que faziam com as diversas marcas: Casal, Zundapp, Sachs, Puch, Kreidler e mesmo Minarelli.
Catálogo original (retirado do blog Rodas de Viriato, a quem agradeço) |
Interessante é também o desenho do emblema da EFS - bem como de todas as casas que montavam ou vendiam as motorizadas EFS, onde aplicavam a respectiva marca, como é o caso desta EFS301m, com a designação RenaMotor, loja/armazém de Sangalhos - que tudo indica ter sido cópia (acordo?) do utilizado nos anos 60 pela BSA.
Há EFS com emblemas semelhantes com marcas como Dunia, ML, Vanguard, Motobil, Montera, etc.