sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Famel Periquito





Havia marcas e designadamente modelos com designações deliciosas, principalmente os escolhidos a partir de animais: Gazela, Andorinha, Galgo, Joaninha, Mamute, Pinto, Sagui, Lebre, Falcão...
A foto é de uma Periquito, penso que de meados dos anos 70, que pertenceu a um trabalhador do Horto do Campo Grande, mesmo em frente onde alugavam motorizadas: uma Honda 50cc custava 50 escudos cada meia hora.
Será que a designação Periquito nasceu do feitio do depósito, onde alguma imaginação encontra o bico dessa ave? E esta aqui ao lado não parece um pássaro depenado?

Outra característica da indústria nacional de motocicletas, conforme eram designadas as motos no Código da Estrada de 1928, na sequência dos Regulamentos da Circulação Automóvel de 1901 e 1911, data em que surgiram em Portugal os primeiros veículos movidos a motor (as primeiras regras de trânsito surgiram em 1686 com as "Ordenações do Reino" de D. Pedro II, onde já se estabeleciam regras de prioridade para coches, seges e liteiras caso fosse necessário recuar devido à pouca largura da rua) era a parecença entre diversos modelos: semelhantes à Periquito e também da marca Famel podemos encontrar a Titan, F77, Mirage 74 e Mirage 75 (as fotografias em baixo foram retiradas de famel.blogspot.com).





Sem comentários:

Enviar um comentário

CLICAR NAS FOTOS PARA ACEDER A TODO O CONTEÚDO DO BLOG

When the doors of perception are cleansed, man will see things as they truly are, infinite”

When the doors of perception are cleansed, man will see things as they truly are, infinite”
Siga William Blake: entre e escreva o que lhe vier à cabeça (um conto, uma historia, um verso, experiência pessoal, o que quiser) desde que tenha a ver com os temas do orientacoes8. Envie o texto para orientacoes@sapo.pt