Com a visita do Presidente Chinês ao nosso país esta semana, será bom recordar que as relações entre os dois países, nomeadamente através de Macau, já vêm desde há muito. Essa ligação tem sido manifestada de diversas formas, inclusive através das duas rodas: neste preciso momento Rafael Polónia e Tanya Ruivo ligam Ovar e Macau de bicicleta
O primeiro raide ligando estes dois mundos terá sido a viagem aérea que os aviadores Brito Pais e Sarmento Beires, a bordo do avião Pátria, levaram a cabo em 1924, que foi evocada em 1987 por Jorge Cruz, Prata Mendes e Arnaldo Leal, os três tripulantes do “Sagres
Voltando às 2 rodas, em 1999 os portuenses Tito Baião e João Pedro Pereira, parceiros em outras aventuras motociclistas, ligaram Macau ao Porto de moto, atravessando a China, Nepal, India, Paquistão, Irão, Iraque, Jordãnia, Egipto, Líbia, Tunisia, França e Espanha. Também tenho conhecimento do projecto "Missão Macau" de João Menezes e João Pedro Mendes Pinto, mas confesso que não descobri se chegou a ser concretizou
1999 |
1977 |
Falando agora das quatro rodas, poderemos começar por referir a viagem de Vasco Callixto em 1977, que deu origem ao livro "Viagem a Macau: uma relíquia de Portugal no Oriente"…embora em automóvel apenas tenha feito 285 km, sem dúvida uma frustração para quem estava habituado a rodar pelas estradas da Europa e picadas africanas.
Mas em 1988 João Santos, Vitalino de Carvalho, José Babaroca, João Severino, Mok Wa Hoi, João Queiroga e Jorge Barra, nos seus UMM, conduziram os três jipes ao longo de 22 mil quilómetros durante 50 dias, exactamente o mesmo tempo que em 1990 António Calado, Joaquim Correia, Mário Sin, António Teixeira, Fernando Silva, Filipe Kuan, James Jacinto, Há Son, Igor Lomakine e Serguei Moiseev (ambos jornalistas na Rádio Moscovo) levaram a percorrer os 23.500 km que ligam os dois territórios. Desta aventura ficou um documentário que já foi exibido em televisões portuguesas e chinesas
1990 José Lisboa |
Por último, não posso deixar de referir a façanha de José Lisboa, que queria fazer o Londres – Pequim, prova organizada pela agência Jules Verne em 1990 para reeditar o Pequim – Paris de 1907. A este projecto juntaram-se Patrício Madariaga O´Ryan, um pintor e músico Chileno de ascendência Basca e Irlandesa que na altura residia cá no Algarve e que tinha um conjunto musical com o terceiro elemento, Germano Britos Quadaim, um Uruguaio de ascendência Portuguesa. Como a Câmara Municipal de Lagos foi um dos principais patrocinadores da iniciativa, a equipa decidiu ligar Sagres a Macau, acrescentando assim mais uns milhares de quilómetros aos 16000 que compunham o London To Peking Motor Challenge, daí que a viagem deste trio tenha sido, na prática, Sagres – Londres – Pequim – Macau (informação retirada de www.ralisasul.com/)
Alguns links e fotografias foram retiradas, com a devida autorização que agradeço, do blog macauantigo.blogspot.com/
A missão Macau do João Menezes e do João Pedro terminou com o rapto de alguns dos viajantes no Irão a caminho de Macau, terminou como a Missão Impossível.
ResponderEliminarO relato está em http://demotopelomundo.blogspot.com/